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Estudo diz que consumidores pagariam mais por produtos ecologicamente corretos Imprimir E-mail

As questões ambientais influenciam diretamente na decisão de compra de 52% dos consumidores brasileiros, sendo que 83% estariam dispostos a pagar mais por produtos e serviços ecologicamente corretos. Estes dados fazem parte do estudo Our Green World, realizado pelo Grupo TNS ( The Natural Step) em junho de 2008, via internet, com cerca de 13 mil pessoas de 17 países, inclusive do Brasil.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos latino-americanos acredita no comprometimento das empresas com a “causa verde” e com o meio ambiente. Na Argentina, por exemplo, mais da metade dos entrevistados (52%) demonstraram essa convicção. Em contrapartida, 44% dos brasileiros afirmam que as organizações adotam a prática por questões exclusivamente mercadológicas.

Os entrevistados também indicaram práticas que deveriam ser implementadas pelas empresas para corrigir danos ambientais, como a adoção de programas de uso racional de água e de energia; coleta seletiva de lixo não-industrial; avaliação de impacto ambiental; obtenção de certificados que comprovem o respeito ao meio ambiente e a exigência do cumprimento da legislação ambiental pela cadeia de fornecedores. “Se no passado essas ações eram vistas apenas como desejáveis pelo consumidor, agora passaram a ser indispensáveis, sinal de que as empresas terão que incorporá-las rapidamente às suas estratégias mercadológicas”, adverte Lucas Pestalozzi, diretor de negócios da TNS Brasil.

Outro ponto avaliado no levantamento foi o papel das empresas na preservação da Floresta Amazônica. Para a maioria dos entrevistados (58%), as companhias brasileiras não estão comprometidas com essa questão. Eles acreditam que as organizações que exploram a biodiversidade da região deveriam assumir mais responsabilidades em relação ao meio ambiente, pagando inclusive taxas ao governo e royalties sobre o uso de substâncias com propriedades farmacológicas.

Os brasileiros também consideram positivo o “choice editing”, tendência em que o setor varejista realiza a seleção prévia de produtos, excluindo das gôndolas as opções que agridem o meio ambiente. Para 95% dos entrevistados, essa é uma atitude que deveria ser praticada pelo varejo e oferecida como benefício aos consumidores. A maioria (92%) revelou que daria preferência a estabelecimentos que adotassem o sistema seletivo de produtos.

Segundo os pesquisadores, deve-se tomar cuidado ao interpretar os resultados de pesquisas realizadas virtualmente em países onde a penetração da internet ainda é baixa – Argentina, Brasil, México, Rússia e Tailândia, por exemplo –, pois elas representam apenas um sub-conjunto da sociedade. A população on-line geralmente vem de classes sociais mais elevadas, com maiores rendimentos e escolaridade, apresentando, portanto, uma maior conscientização sobre conceitos-chave.

Fonte: Portal da Propagandahttp://integracao.fgvsp.br/ano11/10/pesquisas.htm
 
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