Ferrero Consultoria - terceiro setor, auto sustentação e captação de recursos

Consultoria para o Terceiro Setor

Login






Esqueceu sua senha?
Se você é cliente da Ferrero, solicite gratuitamente um usuário e senha para obter acesso às áreas restritas do site.

Newsletter

Mantenha-se informado recebendo informações através da nossa Newsletter. O cadastro é gratuito.







Procurar


Compromisso Todos pela Educação Imprimir E-mail
Dia 06 de setembro, quarta-feira próxima, será lançado o Compromisso Todos pela Educação com o objetivo de melhorar a educação brasileira em três eixos: acesso, permanência e sucesso escolar.

A iniciativa trabalha com projetos e metas definidas, que serão acompanhadas ano a ano, até 2022. A idéia dos organizadores é que se torne um grande projeto de nação, com base em sua abrangência nacional e em uma ampla participação da sociedade - que poderá dar sua contribuição no acompanhamento e na construção de propostas pedagógicas criativas.

Na prática, significa mobilizar, orientar e estimular permanentemente pais, educadores, líderes comunitários, conselhos tutelares, promotores públicos e empresários, entre outros para que eles saibam o que é uma educação de qualidade e passem a cobrar uma oferta adequada nas escolas de suas comunidades.

Segundo Ana Maria Diniz, presidente do Instituto Pão de Açúcar, o que diferencia o Compromisso das últimas iniciativas pela educação realizadas no país está no fato de não se tratar de um projeto específico de uma organização. “Trabalhamos com a idéia de um pacto nacional, que seguirá cinco metas definidas. Nesse sentido, toda a população poderá participar, pressionando a administração pública para alcançar os parâmetros que serão lançados dia 06”, explica.

As metas citadas por Ana serão divulgadas apenas no lançamento, dia 06, a partir das 11h30. Mesmo assim, ela adianta que elas se basearão nos três eixos centrais: acesso, permanência e sucesso escolar.

Contribuição – Em vez de intervir diretamente na escola ou junto às autoridades educacionais, o Todos Pela Educação pretende qualificar a demanda por uma educação de qualidade. Segundo Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, esse é um dos grandes diferenciais da iniciativa.

“Não é possível um país ser tão competitivo no futebol, em que existe uma verdadeira catarse coletiva, e não se importar com o que o filho aprende. Nesse sentido, o Compromisso poderá criar instrumentos para exigir essa qualidade”, acredita Matias.

Nesse sentido, o Compromisso fará ações de comunicação popular, atuará em parceria com veículos de comunicação e manterá um portal na Internet, no qual terá um observatório para acompanhar o cumprimento das metas nacionais que serão propostas.

Outra função do portal da iniciativa é que reúnam informações para o estímulo à participação de associações classistas, empresas, entidades religiosas, organizações de terceiro setor, sindicatos e indivíduos.

Segundo a organização, associações classistas poderão se comprometer a divulgar as metas do Compromisso junto aos seus associados e a usar o seu poder de persuasão para cobrar, em suas cidades, uma educação de qualidade. “Os meios de comunicação poderão abrir espaços para as campanhas de informação que serão realizadas”, diz Jorge Gerdau.

Enquanto isso, utilizando material criado pela equipe técnica do compromisso, entidades religiosas, organizações de terceiro setor, sindicatos e movimentos sociais poderão ajudar a informar mães e pais sobre como eles podem acompanhar, avaliar e cobrar uma educação de qualidade.

Por fim, atletas e celebridades poderão abordar, em suas entrevistas e aparições públicas, os objetivos do compromisso ou mesmo informar pais, mães e educadores sobre a importância da educação de qualidade e como avaliá-la no dia-a-dia. Jornalistas, especialistas e intelectuais poderão escrever artigos e falar publicamente sobre o tema Educação de qualidade. “Estas são apenas alguns exemplos. Por meio do observatório podemos criar redes para que cada um traga sua idéia”, acredita Ana Maria Diniz.

fonte: gife.org.br

 
< Anterior   Próximo >



Designed by Lynx