Ferrero Consultoria - terceiro setor, auto sustentação e captação de recursos

Consultoria para o Terceiro Setor

Login






Esqueceu sua senha?
Se você é cliente da Ferrero, solicite gratuitamente um usuário e senha para obter acesso às áreas restritas do site.

Newsletter

Mantenha-se informado recebendo informações através da nossa Newsletter. O cadastro é gratuito.







Procurar


XXIII Congresso Nacional das Apaes Imprimir E-mail
Image

 

A Rede Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que promove e articula ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, realiza, por meio de sua Federação Nacional das Apaes, Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo e Apae de Vitória, o XXIII Congresso Nacional das Apaes, de 04 a 07 de novembro de 2008, na cidade de Vitória - Espírito Santo com o tema:

"A Diversidade no ciclo da vida do Indivíduo, da Família e da Sociedade".

A Diversidade no ciclo da vida do Indivíduo, da Família e da Sociedade. Conceber e lutar por processos inclusivos plenos é estar predisposto, sobretudo, a considerar e respeitar as diferenças individuais, criando a possibilidade de aprender sobre si mesmo e sobre cada um dos outros em uma situação de diversidade de idéias, sentimentos, ações, realidades sócio-culturais distintas, limitações físicas e intelectuais, entre tantos outros aspectos que delimitam a vida dos indivíduos.

O reconhecimento e a aceitação das diferenças, bem como da individualidade de cada um, surge como a principal barreira a ser transposta pela humanidade rumo a um mundo melhor. De fato, se analisarmos os grandes conflitos da atualidade nos aperceberemos de que grosso modo todos têm origem em questão que envolvem a afirmação ou a negação de uma identidade por diferenças sejam elas religiosas, sociais, econômicas, enfim. Romper esta realidade, enraizada na própria história da humanidade, parece ser um dos grandes desafios do milênio.

Ao propor para o seu XXIII Congresso Nacional das Apaes o tema A diversidade no ciclo da vida dos indivíduos, da família e da sociedade, o Movimento Apaeano busca incentivar esta discussão não só no seio de suas filiadas, mas de uma maneira ampla instigar a inclusão desta problemática na agenda permanente da sociedade.

Imbuídos da consciência do papel social desempenhado pelas Apaes no contexto das lutas pela garantia e defesa dos direitos não só das pessoas com deficiência intelectual, mas de toda uma numerosa parcela da população socialmente excluída do país, damos as boas-vindas a todos que se juntam a nós neste momento em Vitória para a realização do XXIII Congresso Nacional das Apaes. Esperamos que esta oportunidade seja profícua e repleta de novas descobertas, de discussões importantes que nos façam trilhar de forma cada vez mais firme e consciente a trajetória de lutas e vitórias das Apaes no Brasil.


O Congresso é realizado desde 1963, de três em três anos, em uma Unidade Federativa, com foco nas diferentes áreas relacionadas à pessoa com deficiência. Para este, estão previstas conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas, palestras, apresentações artísticas e diálogos temáticos, nos seguintes eixos:

 

Exclusão e inclusão social

Questão do trabalho de forma ampliada, considerando a geração de renda, o associativismo, o cooperativismo e o emprego; a acessibilidade; a educação, prioritariamente no que diz respeito à alfabetização de pessoas com deficiência intelectual e as políticas inclusivas; o envelhecimento, principalmente no que diz respeito às ações preventivas e a promoção do envelhecimento saudável; as questões de gênero, raça/cor e sua relação com a deficiência; os direitos humanos; as questões da saúde, com ênfase para a eqüidade; a autodefensoria e a autogestão de pessoas com deficiência; a discriminação e o preconceito; família, escola e religião; atividade física versus alto rendimento;"


Diversidade sócio-cultural e regionalismo

Gênero e deficiência; multiculturalismo; as linguagens artísticas e o desenvolvimento da pessoa; fortalecimento do vínculo com a família; sexualidade e deficiência; violência e políticas de proteção; linguagens culturais e expressão artística; ciclos de vida e concepções de deficiência; auteridade; educação e suas diferentes concepções e práticas educativas; metodologias adaptadas e possibilidades inovadores de ensino-aprendizagem;


Gestão de redes sociais

Os movimentos sociais e seu papel na oferta de ações e serviços de interesse público; gestão do terceiro setor; mecanismos de visibilidade e transparência na gestão; balanço social; mobilização social e ação comunitária; projetos sociais e captação de recursos; sustentabilidade;


Políticas públicas: igualdade de oportunidades

Lei de cotas; ações preventivas e saúde: defeito de tubo neural, síndrome alcoólico-fetal, entre outras; atenção pré e pós-natal; diagnóstico e estimulação precoce; instrumentos legais de garantia de direitos; acessibilidade.


Identidade: pluralidade e singularidade

A construção da identidade da pessoa com deficiência; sujeito, pessoa, indivíduo e cidadão; conceito de diferente; conceito de deficiente; perfil da pessoa com deficiência; desenvolvimento e direitos humanos; representatividade e participação social; autodefensoria.

Convidamos todos os profissionais, voluntários, colaboradores e parceiros da Rede Apae, assim como estudantes, famílias e pessoas que se dedicam à causa da pessoa com deficiência a participarem do XXIII Congresso.

Já começamos a trabalhar para que em 2008 todos fiquem satisfeitos com a estrutura que será oferecida em Vitória, com a excelência das atividades e profissionais convidados, e com a bagagem de novas experiências, conceitos e perspectivas compatíveis com o crescimento dos estudos sobre a diversidade. Além de tudo isso, nosso Congresso é uma ótima oportunidade para um encontro fraterno de colegas e amigos.

Que o Congresso represente mais um momento de inspiração para o trabalho profissional e para o enriquecimento pessoal de todos os congressistas.


 

 
< Anterior   Próximo >



Designed by Lynx