Ferrero Consultoria - terceiro setor, auto sustentação e captação de recursos

Consultoria para o Terceiro Setor

Login






Esqueceu sua senha?
Se você é cliente da Ferrero, solicite gratuitamente um usuário e senha para obter acesso às áreas restritas do site.

Newsletter

Mantenha-se informado recebendo informações através da nossa Newsletter. O cadastro é gratuito.







Procurar


DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER - 8 DE ABRIL Imprimir E-mail

No próximo domingo (Páscoa), também será comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para se ter uma idéia dos números globais da doença, seguem alguns dados abaixo:

O câncer no mundo
· O câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo, ou seja, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da doença (fonte: OMS).

· Em 2020, estima-se que surgirão 15 milhões de novos casos por ano no planeta. (fonte: International Union Against Câncer (UICC). Segundo a mesma fonte, em 2002 foram registrados 10 milhões de novos casos e 6 milhões de mortes.

· Causas do aumento de novos casos: 1. longevidade da população, que leva a doenças crônico-degenerativas, como o câncer e à exposição aos fatores de risco por mais tempo; 2. exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos, como condições de trabalho (ex. agentes químicos), nutrição (ex: alimentação inadequada) e consumo (ex: tabaco).

· Os países em desenvolvimento registram cerca de 50% dos novos casos de câncer do mundo e 60% dos óbitos (fonte: Organização Pan-americana da Saúde - Opas).

· Estima-se que 18% dos casos de câncer no mundo se devam a agentes infecciosos, percentual que os coloca, ao lado do fumo, como os mais importantes agentes cancerígenos.

· 30% das mortes por câncer de pulmão são atribuídas ao tabaco, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes.


O câncer no Brasil

· O envelhecimento da população brasileira tem levado a um aumento significativo do número de casos de câncer.

· Assim como aumenta o número de cânceres associados ao melhor nível socioeconômico (mama, próstata, cólon e reto), também há uma incidência elevada de tumores associados geralmente à pobreza (colo do útero, pênis, estômago e cavidade oral).

· Os brasileiros começam a fumar precocemente - antes dos 12 anos. Pesquisa realizada pela Vigescola, entre 2002 e 2005, entre escolares do Brasil, mostra que não há mais diferenças marcantes no percentual de fumantes por gênero, embora se observe um aumento na proporção de meninas fumantes em relação a meninos em algumas capitais, como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e João Pessoa.

Conquistas
Não são apenas estatísticas alarmantes que devem ser divulgadas nesse dia. As pesquisas para a prevenção e/ou tratamento do câncer avançam a cada dia. Os equipamentos de diagnóstico e tratamento estão mais precisos e eficazes e as drogas com menos efeitos colaterais e resultados mais objetivos, por exemplo.

Além disso, a vacina contra o Papilomavirus Humano (HPV), principal agente causador do câncer do colo do útero, já é uma realidade. O Brasil, inclusive, teve atuação determinante nas pesquisas desta vacina.

O projeto Genoma também caminha a passos largos e as esperanças estão cada vez mais concentradas em seus resultados.
fonte:maxpres
 
< Anterior   Próximo >



Designed by Lynx