Ferrero Consultoria - terceiro setor, auto sustentação e captação de recursos

Consultoria para o Terceiro Setor

Login






Esqueceu sua senha?
Se você é cliente da Ferrero, solicite gratuitamente um usuário e senha para obter acesso às áreas restritas do site.

Newsletter

Mantenha-se informado recebendo informações através da nossa Newsletter. O cadastro é gratuito.







Procurar


Para separar o joio do trigo Imprimir E-mail

                                                                               Por: Sarah Duarte *

A sociedade brasileira cada vez mais toma consciência da importância em se posicionar e exigir ética e transparência em todas as atitudes, atos e ações dos diversos setores de nossa sociedade.

Denúncias realizadas no país têm deixado uma imagem desconfortável sobre a atuação das organizações não governamentais. Tal questionamento em torno do Terceiro Setor se dá por seu crescimento exponencial, pela precariedade da fiscalização que sofrem e se o investimento do dinheiro está de acordo com as atividades afins a que se destinam.

O grande questionamento do Terceiro Setor se dá pela vertiginosa proliferação de ONG’s sem que haja o necessário aumento de fiscalização. O que se questiona é a transparência e correção no trato do dinheiro de mantenedores públicos e privados, por quem quer que o acesse. As poucas ONG’s “pilantrópicas” acabam por denegrir todo trabalho e imagem de um setor.

A falta de eficácia e transparência na administração desses recursos acaba por comprometer a legitimidade do setor e pode até colocar em risco seu trabalho. Os constantes escândalos relacionados a desvio de dinheiro, do não-cumprimento de padrões mínimos de qualidade e até de organizações criadas para fins ilícitos, elevaram as preocupações da utilização do dinheiro arrecadado, gerando a necessidade de se assegurar transparência, eficiência e eficácia nos fundos conferidos a estas organizações.

A metodologia de certificação NGO Benchmarking provê às agências doadoras, organizações do Terceiro Setor, assim como mantenedores públicos e privados uma avaliação independente de desempenho das entidades com base em pontos objetivamente verificáveis extraídos de uma série de Códigos de Boas Práticas e Padrões Internacionais do Terceiro Setor.

Muito mais que uma certificação, o NGO Benchmarking é uma ferramenta de gestão. Visa estabelecer critérios objetivamente verificáveis para um adequado gerenciamento do Terceiro Setor. Significa que a organização está alinhada e que atende a uma metodologia internacional. Mais do que nunca o Terceiro Setor deve quebrar este paradigma de incapacidade gerencial.

*SGS do Brasil

fonte: mapa do 3º setor

 
< Anterior   Próximo >



Designed by Lynx